top of page
patricia_lobo_turismo_logo.png

Lugares que Encantam!

Aqui, os sentidos ganham vida!

Neste roteiro, você conhecerá mais sobre as plantas que fazem parte do jardim mágico d'O Chalé.

Essa página só pode ser acessada por quem passeia no jardim e escaneia o QR Code das placas. Desfrute desse momento e salve as informações das plantas para aprender mais depois!

2(1)_edited.png

Origem: planta originária da África do Sul, onde cresce naturalmente em regiões de clima temperado e subtropical.

Outros nomes: Lírio-do-Nilo, Lírio Africano

História da planta: Na África do Sul, o agapanthus é valorizado como uma planta mágica e medicinal desde os tempos antigos.O nome “Agapanthus” vem do grego e significa “flor do amor”, refletindo a delicadeza e o romantismo associado às suas flores. Foi popularizado no Brasil pelo paisagista Roberto Burle Marx, na década de 50, que utilizou a planta em diversos projetos urbanísticos, como em Terezópolis-RJ e Gramado-RS.

Características: O Agapanthus é uma planta herbácea perene que forma touceiras densas de folhas verdes, longas e arqueadas, que podem alcançar cerca de 50 a 80 centímetros de comprimento. Suas flores surgem em hastes florais altas, que podem chegar a até 1 metro de altura, agrupando-se em inflorescências arredondadas e muito vistosas. A floração ocorre geralmente no verão, e suas flores atraem abelhas e borboletas, colaborando com a polinização. A planta prefere ambientes com sol pleno ou meia sombra e necessita de solo fértil e bem drenado, tolerando períodos curtos de seca. O Agapanthus é uma planta herbácea perene que forma touceiras densas de folhas verdes, longas e arqueadas, que podem alcançar cerca de 50 a 80 centímetros de comprimento. Suas flores surgem em hastes florais altas, que podem chegar a até 1 metro de altura, agrupando-se em inflorescências arredondadas e muito vistosas. A floração ocorre geralmente no verão, e suas flores atraem abelhas e borboletas, colaborando com a polinização. A planta prefere ambientes com sol pleno ou meia sombra e necessita de solo fértil e bem drenado, tolerando períodos curtos de seca. É importante salientar que todas as partes da planta são tóxicas, em especial a raiz e as folhas, para humanos e animais.

Usos da planta: Seu nome deriva das palavras gregas 'agape', que significa amor, e 'anthos', que significa flor, refletindo seu simbolismo de amor e carinho. Por ser uma planta tóxica, não recomenda-se a sua utilização em banhos ou rituais que coloquem a planta em contato com a pele. Arranjos, buquês, desenhos e a própria planta na terra ancoram e trazem as energias da sua simbologia.

Meditação da planta: “Sou aberto ao amor que me cerca. Minha vida floresce em harmonia e beleza. A abundância é a minha prece."

Para conhecer mais sobre o roteiro de experiências da Patricia Lobo Turismo e reservar uma vaga em outros roteiros personalizados, ligue para (41) 98405-3859 ou  clique aqui. para iniciar uma conversa no Whatsapp.

Acesse a página do Instagram e conheça mais sobre o trabalho:

@patri_tour

bottom of page